sábado, 24 de abril de 2010

Um cochilo para aprender melhor


Minutos de sono durante o dia potencializam o desempenho da memória






 Tirar uma soneca durante o dia – e sonhar, mesmo que por apenas 10 minutos – pode melhorar o desempenho no trabalho ou na escola.
A idéia parece difícil de ser incorporada nas empresas e colégios, mas é o que aponta uma pesquisa divulgada pela revista Cell Press, feita por médicos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
 Para analiar o comportamento do cérebro durante a sesta, os pesquisadores colocaram voluntários em frente a um computador tridimensional e propuseram uma espécie de jogo. Cada participante deveria percorrer um labirinto que continha uma árvore no centro. O objetivo era ultrapassar os desafios e chegar até a planta. Os participantes que tinham permissão para dormir durante o dia, entre uma atividade e outra, conseguiram alcançar a árvore em um tempo menor que os demais.
Em alguns casos, os participantes relataram que sonharam com a música do jogo de computador. Outros recordaram de pessoas dentro do teste, mesmo sabendo que não existia nada além da árvore. Um dos participantes ainda relatou que durante o cochilo, teve a sensação de estar dentro de uma caverna repleta de morcegos, buscando a saída.
“Acreditamos que esses sonhos provam que o cérebro continua trabalhando no jogo em diferentes níveis e formas. O sonho mostra que o cérebro atua no mesmo problema buscando associações para a memória que poderão ser usadas no futuro”, disse Robert Stickgold, um dos pesquisadores da faculdade de medicina de Harvard.








Nenhum comentário:

Postar um comentário