quarta-feira, 22 de junho de 2011

A visita a escola Maria Bonfim em junho

A DÉCIMA TERCEIRA  NA ESCOLA NO DIA 03/06/11



Neste dia vieram apenas 6 alunos. A professora solicitou que eu orientasse um aluno que não havia realizado a “Provinha Brasil”, pois ele não veio para aula anterior. Enquanto os outros alunos tiveram aula de arte, na qual teriam que montar um quebra cabeça de um balão de São João que a professora fez com papel emborrachado. Mas notei que eles tiveram muita dificuldade em montar apenas um aluno conseguiu montar sem o auxilio da professora, a maioria só conseguiram fazer a montagem depois que a professara colocou o primeiro. Após montagem eles decoraram o balão.
  
Como a escola está voltada para a festa junina a professora enfeitou a sala com cartazes e bandeirolas feita com jornal e pediu que os alunos lhe ajudassem na montagem das bandeiras na sala, ela ensinou aos alunos como colocar e depois eles fizeram. Segunda a professora essa atividade é muito importante porque trabalha forma geométrica, matemática e coodernação motora dos alunos.



Quanto ao aluno que eu estava orientando na realização da prova, notei que ele tinha grande dificuldade de ler e interpretar o texto da prova que estava com a linguagem bem fácil. Nas atividades maiores que exigia leitura do texto e compreensão ele não conseguir obter um bom resultado, também pude ver que esse aluno fazia a leitura soletrando as palavras, mas não conseguia associá-la e compreende-la, como se estivesse vendo um código na sua frente.






A DÉCIMA QUARTA VISITA NA ESCOLA NO DIA 09/06/11



Neste dia eu ministrei a aula, e estavam presentes 11 alunos. A aula que realizei foi de português na qual eu trabalhei com a música do “Sitio do pica pau amarelo” de Gilberto Gil, o meu objetivo foi resgatar o conhecimento que os alunos têm sobre as historias do sítio do pica pau amarelo para que eles compreendessem e interpretassem a música.
Fiquei muito feliz com o resultado obtido, pois a maioria dos alunos conhecia a música, todos participaram e pude-me sentir realizada por sentir que tantas horas preocupadas pensando no que trabalhar com eles, me lembro bem que quando comecei a trabalhar a interpretação foi um pouco difícil para eles perceber o que o cantor queria dizer com a música, então eu fiquei trabalhando cada palavra da estrofe e relacionei o sítio que eles conheciam se era igual ao da música me recordo que um aluno me disse há pro então eu não vou mas assistir o sítio do pica pau não porque é mentira aí eu expliquei que não era mentira, mas um fantasia aí ele fez hum.Foi muito prazerosa essa aula, me sentir realizada.



Segue abaixo a minha oficina.  





Escola: Escola Municipal Maria Bonfim
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2º ano do Ensino Fundamenta 1
Professora Regente: Francis Rodrigues Assunção
Aluna/Mestre: Cilia Silva dos Santos
Data: 09/06/2011      Horário: 13:30- 17:000



PLANO DE AULA
TEMA: Musica Sítio do Pica-pau Amarelo de Gilberto Gil.
OBJETIVO: compreensão e interpretação de texto musical através da música “o Sitio do Pica-pau Amarelo”.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO APRENDIZAGEM/ AVALIAÇÃO:
No primeiro momento verificar se os alunos conhecem a música; Em seguida será apresentada a canção; Os alunos escutarão a canção; A professora cantará a canção com os alunos; Será feita uma leitura da música; A professora auxiliará os alunos a recordar os principais personagens do sitio como a boneca Emilia que é feita de pano, o Visconde de Sabugosa que é feito de sabugo de milho entre outros personagens do sitio; E levantar com os alunos os possíveis significados da música, partir do contexto.
No segundo momento será realizada uma atividade para memorização que consiste em caça palavra, cruzadinha e formação de sílaba.
MATERIAL UTILIZADO
Texto, papel oficio, rádio, lápis e lápis de cor.
REFEÊNCIA
MIRANDA, Cláudia. PENSAR E VIVER: letramento e alfabetização lingüística. São Paulo: ÁTICA, 2008. P. 225.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      







A DÉCIMA QUINTA VISITA NA ESCOLA  NA ESCOLA NO DIA 10/06/11


Neste dia vieram 08 alunos para aula de arte na qual os alunos pintaram e decoraram o milho com papel crepom amarelo, porque estava bem próxima da festa da escola que seria realizada no dia 17 e a sal já tava toda decorada. Gostei muito de um mural que tinha exposição de comida típicas da época como: laranja, milho, pé de moleque, pamonha, amendoim também tinha figuras de balão e fogueira. Após terminarem a tarefa a professora ensaiou com eles a musica que eles iriam apresentar na festa junina de encerramento da escola.
Ensaio dos alunos

Decoração da sala
 O ULTIMO DIA NA ESCOLA DIA 16/06/11
Neste dia eu apenas eu tirei para concluir a analise do projeto político pedagógico da escola (PPP), em seguida me despedir dos alunos.

 


CONSIDERAÇÕES



As visitas na escola são muito enriquecedoras e gratificantes para mim, pois na Faculdade aprendemos muitas teorias e práticas pedagógicas, estudamos a respeito do currículo, a importância do contexto histórico, metodologias de ensino, psicologias projeto pedagógico institucional e entre outras, mas é na visita em campo que temos a oportunidade de presenciar o “dia- dia” da nossa profissão é onde realmente conhecermos realmente o que envolve ser um educador. Eu pude ver como funciona um ambiente escola, o papel do professor e com certeza o aprendizado nessa visita deu um suporte para o conhecimento da minha futura atuação profissional.

2 comentários:

  1. Oi Cilia, gostei da idéia de comentar suas observações em um blog. Elas fazem parte de um estágio?

    ResponderExcluir