segunda-feira, 18 de abril de 2011

Visita a Escola no dia 13/04/11



A primeira aula assistida

Turma 2° ano do ensino fundamental 1 Comporta por 18 alunos
Professora: Francis


A professora dar inicio a aula com a chamada. a aula é de português, ela pede para que os alunos coloquem o cabeçalho e dar um tempo para elas copiarem.

 A professora copia no quadro uma cantiga de reda e depois ler  para os alunos, ela pergunta quem já ouviu como a maioria não conhece ela canta para eles e pedem para que ele scantem com ela. Após cantar a música ela trabalha com a mesma e faz perguntas sobre o contexto da música como a canção fala de doces preparados pela sinhá, ela questiona sobre o significa sinhá e em seguidas trabalha com as sílabas da cantiga, por exemplo a família do V, va ve vi vo vu e assim por diante até o final da canção, ela trabalha  com o B, M, L, D, S e o ÃO.
Em seguida ela explica a difereñça do som do C e o NHA NHE, NHI, NHO, NHÃO.
A professora então passa o exercício no livro didático que tem essa cantiga.
Passando para segunda aula que é a de história ela fala um pouco sobre a pascóa que se aproxima e dar um desenho para os alunos pitarem retratando  Jesus  e os seus discípulos.

segue abaixo a cantiga de roda:

Vai abroba, vai melão
vai melão, vai melância
vai doce sinhá,
vai doce sinhá
vai doce, vai cocadinha


Percebir que só frequenta dos 18 apenas 11 alunos e que havia um cartaz na parede de combinados que a professora disse ter realizado com os alunos, e foi estabelecido o aluno nota 10 que terá a sua foto no mural da sala, este será o que comprir com todos os combinados que são 15 ao total.

Segue abaixo os combinados:

1- Respeitar o professsor e o colega
2- Fazer silêncio na hora das atividades
3- Fazer as atividades de casa e de classe
4- Não jogar lixo no chão  
5- Descer e subir a escada em fila
6- Levantar a mão para falar
7- Beber água com o seu corpo ou garrafa
8- Não falar Palavrão
9- Cuidardo seu material
10- Não colocar apelido nos colegas
11- Não riscar nen subir na mesa  
12- Não correr no corredor
13- Não gritar, pedir licença
14- Quem não cumpir, não será  o aluno nota 10
15- Quem  cumprir será o destaque do mês. 




















A importância do estágio

No exercício cotidiano de sua função, os condicionantes aprecem relacionados a situações concretas que não são possíveis de definições acabadas e que exigem improvisação e habilidades pessoais, bem como a capacidade de enfrentar situações mais ou menos transitórias e varáveis, ora lidar com os condicionantes e situações é formador: somente isso permite ao docente desenvolver hábitos, ( isto é ceras disposições adquiridas na e pela prática real) que lhe permitirão justamente enfrentar os condicionantes e imponderáveis da profissão(TARDIF, 2002).




A Escola Municipal Maria Bonfin

A Primeira visita

A Ida a instituição foi realizada na “Escola Municipal Maria Bonfim”, localizada no Bairro da Liberdade, a sua modalidade de ensino é educação fundamental do 1º ao 5º ano. A escola funciona no turno matutino e vespertino, possui uma boa estrutura física apesar de pequeno porte, tem uma área de lazer, um laboratório de informática, cincos salas de aulas, uma cantina e uma sala da diretora juntamente com a secretária e a coordenadora pedagógica, é uma escola pequena, porém bem organizada. A escola ainda é composta de 220 alunos, a idade dos alunos varia de 06 á 14 anos. Os professores todos têm nível superior, apenas uma professora que não tem prós graduação.

Ao me dirigir a escola, realizei uma entrevista com a diretora Iracema ao qual foi bem cordial, educada, porém achei um pouco apreensiva ao responder as perguntas. Ao indagar sobre o motivo do nome da escola, ela me disse que foi uma homenagem a sobrinha do fundador da escola que possui o mesmo nome.

Segundo Iracema os alunos desse estabelecimento são oriundos moradores da comunidade próxima a escola, e os seus pais a maioria são profissionais liberais, prestadores de serviço, não tem nem carteira de trabalho. Ela ainda informou que os pais estão sempre presentes nas reuniões, e que a escola oferece merenda regulamente para os alunos, a ressalva é quando há uma paralisação dos funcionários.

As disciplinas que compõe o currículo desta instituição são: português, matemática, história, geografia, inglês e informática. Em relação ao projeto político pedagógico da escola a diretora Iracema diz que a escola tem este documento, mas que ele está para ser revisado. Quanto à elaboração a mesma diz que foi realizado com a participação dos professores subsidiados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, o rendimento escolar. Segundo ela o documento é utilizado apenas no início do ano, porém não tive acesso ao documento.

A instituição tem apenas uma coordenadora pedagógica, e de acordo com a mesma as reuniões pedagógicas ocorrem de duas formas: a primeira é feita apenas com os professores para planejamento, onde discutem sobre o planejamento, e acontecem todas as sextas feiras, e a segunda é realizada por unidade com a participação dos pais. O plano de aula é elaborado efetivado para cada série e disciplina, e concretizado o planejamento da semana seguinte.

De acordo com a diretora os professores gostam muito de realizar o planejamento, pois ele é significativo, e também é um momento de descontração. A respeito do programas para formação continuada dos professores, a mesma diz que a escola não oferece e a avaliação é feita processual e tradicional.

Na segunda visita a escola fui observar uma sala de aula que foi a de história no turno vespertino do segundo ano do ensino fundamental I lecionada pela professora Francis Assunção. Ao solicitar para assistir a aula de uma das professoras, fui atendida por uma secretária que a principio não queria que eu assistisse à aula porque a diretora não se encontrava, eu expliquei que já tinha realizado uma entrevista anterior com a diretora então ela resolveu falar com a coordenadora pedagógica que logo me pediu um oficio e disse que não tinha problema, e que poderia assistir.

A competência do educador vai crescendo na mesma proporção em que vai aprendendo a transformar suas práticas pedagógicas. A mera repetição ainda que de práticas interessantes não faz um bom professor. Nesta perspectiva o planejamento pode ser um suporte par ajudar o seu crescimento. (VASCONSELOS, 2002).

Quando entrei na sala de aula os alunos me recepcionaram com bom tarde pedido pela professora, e pude logo notar que a sala de aula bem decorada, tem um mural com fotografias dos quatros alunos intitulado como destaque, também tem muitas fotos de momentos e encontros dos alunos, a produção coletiva, algumas atividades realizadas pelos alunos e o nome de cada um.

A sala é pequena um pouco apertada, composta por 18 alunos, mas só estavam presentes 11 alunos, a porta fica aberta o que prejudica a concentração dos alunos devido ao barulho provocado pelo “passa – passa” no corredor, e ainda dar para se ouvir a aula da sala do lado.

A professora iniciou a sua aula com uma oração do pai nosso e em seguida pede que os alunos para verificar a tarefa de casa de cada um. A disciplina que a professora trabalhou foi a de história, antes de começar a professora faz uma revisão da aula anterior, fazendo perguntas para os alunos. Eu notei que os alunos participavam, havia um diálogo entre eles e a professora se preocupava com os alunos com o seu contexto histórico, ela trazia o assunto para a realidade dos alunos, eles conseguiam compreender e construíam juntos os conhecimentos. "Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção" (Freire, 1996)

Como exemplo a professora falava a respeito da escola antiga, como eram os professores, os alunos a separação entre meninos e meninas e comparava com a escola atual. Lembro-me que ao mencionar sobre os primeiros educadores do Brasil foram os Jesuítas, ela perguntou se eles sabiam onde ficavam o terreiro de Jesus e uma aluna respondeu que era no Pelourinho. Também ela aproveita as ilustrações contidas no livro, pediu para eles diferenciar a escola antiga da atual, muitos participavam dizendo que a maneira dos professores se arrumarem eram, diferentes e , entre outras coisas, todos participam e interagiam com a professora.

Em seguida a professora solicitou para um aluno fazer a leitura do texto do livro sobre o assunto abordado e novamente dialoga com eles a respeito do assunto. A professora novamente solicita que outro aluno fazer a leitura e todos eles participam. A seguir ela passa uma atividade e responde com os alunos o exercício para que eles memorizem o assunto.

Quando terminou ela pediu que eos alunos escrevessem no caderno e ao terminarem ela pedi para verificar, os alunos que terminaram primeiro começam a conversar e ficar agitados. A aula de história termina e ela começa com a leitura do Diário de Bordon, nesse momento eu me retirei da sala e finalizei a minha visita.


CONSIDERAÇÕES

As visitas na escola são muito enriquecedora e gratificante para mim, pois na Faculdade aprendemos muitas teorias e práticas pedagógicas, estudamos a respeito do currículo, a importância do contexto histórico, metodologias de ensino, psicologias projeto pedagógico institucional e entre outras, mas é na visita em campo que temos a oportunidade de presenciar o “dia- dia” da nossa profissão é onde realmente conhecermos realmente o que envolve ser um educador. Eu pude ver como funciona um ambiente escola, o papel do professor e com certeza o aprendizado nessa visita deu um suporte para o conhecimento da minha futura atuação profissional.