segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma professora muito maluquinha livro de Ziraldo

Este livro trata de uma historia de uma professora muito querida pelos seus alunos do qual eles criavam fantasias sobre sua professora, eles diziam que ela tinha estrela no lugar do seu olhar, voz e jeito de sereia, o sorriso solto como um pássaro era uma inimaginável, pois para os meninos ela era uma artista de cinema, já para as meninas era como uma fada madrinha.

Logo que a professora entrou na sala de aula os alunos se apaixonaram por ela.  Ao invés de fazer chamada a professora solicitou que os alunos escrevessem o nome um do outro e depois embaralhou os nomes de todos e pediu que eles arrumassem na ordem alfabética, assim ela conseguiu que eles descobrissem como colocar em ordem os nomes iguais.

A professora ela apelidada de maluquinha por ser diferente das suas colegas de trabalho, pois ela brincava com os seus alunos, trabalhava com forca onde cada letra errada ela desenhava um pedacinho de forca ou do enforcado. Também a professora fazia atividades com jogo de rima, caça palavras em que ela colocava um monte de anúncios, cartazes ou capas de revista que ela mesma trazia de casa e escrevia uma palavra no quadro e então solicitava que os alunos procurassem.

Como os alunos se empolgavam na sua sala a sua sala fazia muito barulho o que irritava as outras turmas e por a escola ser conservadora ela era mal vista entre as demais. Os seus alunos tinham pressa para entrar na sala de aula e nem queriam sair da sala nos intervalos, isso deixava muitos curiosos, a professora só tinha apoio de um padre que era o seu tio, visto que a escola era religiosa.

Como a professora era diferente das demais professoras, ela era inovadora, era muitas vezes vista como anarquista muito liberal e maluquinha. Mas justamente por isso ela conseguiu cativar os seus alunos e despertar neles o gosto pela leitura, eles poderiam ler o que quisessem gibi, quadrinhos, o importante era que lessem e os alunos se esforçavam para aprender a ler e a ler cada vez melhor, pois ela pedia que eles fizessem leituras de novelas na sala de aula e se não lessem bem poderiam até receber vaiar, jogar ovo o que tivessem na sala com isso, os alunos se dedicavam bastante para fazer uma boa leitura e o melhor é que eles faziam isso com prazer.

A professora maluquinha ensinou aos seus alunos muito mais do que os saberes científicos, ela lhes ensinou os saberes da vida e quando ela foi embora deixou muita saudade e boas recordações, pois foi uma professora inesquecível na vida de cada um deles, tanto que mesmo já adultos os alunos tinham uma boa recordação dessa professora que para eles era insubstituível.

Este livro é muito bom para nós futuras educadora, pois nos faz refletir sobre como as nossas atitudes influência na vida dos alunos, como a nossa metodologia influência e pode estimular o aprendizado, a importância de atividades lúdicas, criativas, ou seja, o quanto nosso empenho e esforço fazem diferença e vale à pena.  

Este livro muito é interessante gostei muito dele, pois essa professora ensina muita coisa para nós futuras professoras e muitas das coisas que ela trabalhou com seus alunos, podemos adaptar e trabalhar com os nossos alunos futuramente, é nítido o seu gosto de ensinar, a sua criatividade, aulas lúdicas, a sua interação com os seus alunos, a amizade e acho que todas nós ao lemos esse livro temos vontade de ser como essa professora maluquinha  recomendo como leitura para todas as pedagogas.